Depois de um dia de faxina, nada melhor do que descansar o corpo. Mas você sabia que, por mais que a casa esteja limpa, as bactérias ainda estão por aí? Esses seres minúsculos são resistentes e se espalham facilmente, algumas superfícies, entretanto, são bem mais atrativas para esses bichinhos.
É claro que não há motivo para começar uma obsessão por limpeza! Elas não serão completamente exterminadas, por mais que você esfregue e lave, mas a sua proliferação pode ser evitada com o uso de produtos corretos.
ELAS ESTÃO POR TODA PARTE
Por mais que os ambientes estejam limpos e desinfetados, as bactérias, fungos e micróbios tendem a se esconder em locais que a gente nem imagina. Os ácaros, por exemplo, se concentram especialmente no sofá, cama, travesseiros, cobertores e até embaixo de móveis, com o acúmulo de poeira. É impossível se livrar deles completamente. Casas com carpetes então, é um verdadeiro paraíso para os ácaros. Entretanto, algumas superfícies podem acumular bichinhos mais “perigosos” se não lavados e higienizados corretamente.
Cerâmicas, presentes nos pisos e azulejos, podem acumular bactérias e fungos, principalmente na cozinha e no banheiro. Nem os rejuntes escapam.
Porcelana, material utilizado para fabricação da maioria dos vasos sanitários também juntam uma quantidade imensa de bactérias e coliformes fecais. A madeira também pode ser dominada por esses bichinhos microscópicos se não cuidadas corretamente.
Pias de cozinha, muitas vezes, são fabricadas em pedras (granitos ou mármores) ou inox. Tanto uma superfície com outra podem agregar uma quantidade enorme de bactérias danosas à saúde por conta da umidade. Por isso é importante mantê-las sempre secas. Outras superfícies que estão suscetíveis à ação das bactérias são o vidro e o plástico ou acrílico.
O concreto (chão batido) é mais um elemento que pode acumular bactérias, mas está mais propício a desenvolver fungos, por meio do limbo que se forma com o contato frequente com a água. Todas essas superfícies estão presentes nas casas dos brasileiros e demandam cuidados extras para evitar o ajuntamento desses seres.
COMO EVITAR O ACÚMULO DE BACTÉRIAS
A limpeza frequente dos cômodos evita a proliferação das bactérias, fungos e ácaros. Entretanto, é preciso saber quais produtos utilizar.
A água sanitária é a principal aliada para a desinfecção das superfícies. Cozinha, banheiro e ambientes onde vivem animais domésticos tendem a ser os espaços que necessitam de uma limpeza mais completa. Complemente a ação utilizando desinfetantes.
Os desengordurantes auxiliam na retirada das bactérias que ficam alojadas principalmente na cozinha. Gordura que fica encrostada no fogão, azulejos, armários e no chão é o chamariz ideal para esses bichinhos.
POR QUE É PREJUDICIAL?
Nem todas as bactérias são vilãs, mas a maioria pode causar infecções, que vêm acompanhadas de sintomas como febre, diarreia e vômito.
Pessoas com baixa imunidade ou que já estão doentes podem sofrer ainda mais com a ação das infecções bacterianas.
Manter a casa limpa não é apenas questão de higiene, mas também de boa saúde e qualidade de vida.
Deixe sua casa mais limpa!